Sexta-feira 13 (no original, em inglês: Friday the 13th) é uma franquia de terror americana que conta com doze filmes slasher, um programa de televisão, romances, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos e produtos tie-in. A franquia concentra-se principalmente no personagem fictício Jason Voorhees, o qual se afogou, quando garoto, em Camp Crystal Lake devido à negligência da equipe do acampamento. Décadas depois, surgem boatos de que o lago está "amaldiçoado" e este, consequentemente, torna-se o cenário de uma série de assassinatos em massa. Jason é destaque em todos os filmes, seja como matador ou como motivação para os assassinatos. O filme original, criado para lucrar com o sucesso de Halloween (1978), foi escrito por Victor Miller e produzido e dirigido por Sean S. Cunningham. Ao total, as películas arrecadaram mais de 529 milhões de dólares nas bilheterias mundial. Desse modo, firmou-se como a franquia de terror de maior bilheteria do mundo até o lançamento de Halloween (2018), que, por sua vez, converteu a sua franquia ao topo.
Frank Mancuso, Jr., produtor dos filmes, também desenvolveu o programa de televisão Friday the 13th: The Series após a Paramount ter lançado Jason Lives. O programa não foi conectada à franquia de filmes por nenhum personagem ou cenário, mas foi criado com base na ideia de "má sorte e maldições" apresentadas no cinema. Enquanto a franquia cinematográfica era de propriedade da Paramount, quatro filmes foram adaptados para romances, tendo Friday the 13th Part III sido adaptado por dois autores diferentes. Quando a franquia foi vendida para a New Line Cinema, Cunningham retornou como produtor para supervisionar dois filmes adicionais, além de um filme crossover com o personagem Freddy Krueger, da série de A Nightmare on Elm Street. Com New Line Cinema, treze novelas e várias séries de histórias em quadrinhos com Jason foram publicadas.
Embora os filmes não tivessem sido populares entre os críticos, Friday the 13th é considerada uma das franquias de mídia de maior sucesso nos Estados Unidos - não apenas pelo sucesso dos filmes, mas também pelo extenso merchandising e repetidas referências à série na cultura popular. Sua popularidade gerou uma base de fãs que criaram seus próprios filmes, réplica do traje e máscara de Jason Voorhees e tatuaram seus corpos. A máscara de hóquei de Jason Voorhees é uma imagem amplamente reconhecida dentro do gênero terror e na cultura popular